papenelope.jpeg

sobrenós

“Rock’n Lixo – Uma historia para Reciclar o Brasil” é um projeto de teatro-educação voltado para a conscientização ambiental de crianças, jovens e suas famílias. Idealizado em 2007, o projeto consiste em atividades culturais e educativas focadas nos temas da reciclagem do lixo e o consumo consciente.

Sinopse da peça

Em um grande lixão, a catadora de lixo Catita conta para a menina Gaia a história de como se formou o lixo. Curiosa e fascinada por esse universo, Gaia começa a construir objetos com material reciclável, até que um dia é surpreendida pelos seres mais divertidos e mágicos que somente a imaginação de uma criança podem criar: Papenélope (o papel), a doce e meiga boneca de papel; o ator aposentado Metaulo Autran (o metal); Vidrícius de Moraes, poeta irresistível (o vidro); e Plastrícia (o plástico), a líder dessa trupe. Dentre aventuras e muito aprendizado com essa turma e os terríveis vilões – os germes e seu imperador César, o Rato – viajamos com Gaia pelo universo da reciclagem de maneira leve e divertida.

RockinLixo 1 peq.jpg

como

aconteceu

O projeto teve início em 2007, quando o grupo Teatro das Possibilidades ensaiava em um galpão no bairro do Horto Florestal, no Rio de Janeiro. Passando sempre por um rio encoberto por lixo no acesso ao espaço de trabalho, os artistas do grupo tiveram a ideia de criar um projeto de conscientização e mobilização da comunidade da área para a coleta do lixo, o descarte consciente e a reciclagem. Com o apoio da COMLURB e do Parque do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o projeto entrou em ação contendo atividades para as crianças e suas famílias, contações de histórias, cortejos e apresentações teatrais no bairro, incluindo no próprio Jardim Botânico.

COLOCA 2.jpg

edepois?

Desde sua estreia, o projeto passou por adaptações a diferentes palcos, necessidades e “tamanhos”. Em 2014, fez temporada no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro com um elenco de 11 artistas, dentre músicos, circenses e atores, música ao vivo e cenário feito de lixo reciclado. Rodou festivais e unidades do SESC pelo Rio de Janeiro, participou do FENATIFS na Bahia (Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana) e em 2015 recebeu patrocínio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro para circulação em lonas e arenas do município, com inclusão de interpretação de libras e oficinas de bonecos, além de transporte gratuito para crianças de escolas públicas.

RockinLixo%20libras_edited.jpg

Semeando verde pra colher futuro

Rock'n Lixo tem como principal objetivo alertar as crianças e os jovens para o futuro de forma lúdica, através do teatro e de atividades educativas. Estimulando principalmente a reflexão sobre o consumo e a reciclagem de materiais e propondo uma nova postura em relação ao que é considerado descartável.

O projeto “Rock’n Lixo” é, como sua própria temática, reciclado a cada momento, renovado e modificado, adaptando-se às necessidades do local, da comunidade e da conjuntura em que estamos vivendo.

sao goncalo 3.jpg
utilixo1_Jardim Botanico 2008.jpg

Crianças e jovens recolhendo lixo no Parque do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2008

utilixo 2007_3.jpg

Crianças brincando com as latas doadas pela COMLURB, Horto Florestal, 2007

RockinLixo 4 peq.jpg

Ficha técnica

Texto e canções de Adriana Maia, Ana Luiza Ulsig e Leonardo Lois

O espetáculo na íntegra pode ser realizado com o mínimo de 05 atores, utilizando música gravada.

A banda ao vivo completa conta com 04 músicos. 

Produzido em 2015 por Nova Arte Produções e Pagu Produções

fundo lampadas rosa.png

“Será que é possível compatibilizar os interesses de empresas, ONGs e sindicatos de trabalhadores? Quem os rodeia e quais interesses os cercam? Que sustentabilidade é essa que interessaria e congregaria empresários e trabalhadores? (...)

 

A ideia é de se criar um sistema ‘articulado e orgânico, com parcerias que estabeleçam claramente âmbitos de competências e responsabilidades’”

 

 

Sustentabilidade em Debate - Brasília, v. 2, n. 2, p. 99-114, jul/dez 2011. Leonardo Kaplan Carlos (consultor de conteúdo de Rock’n Lixo – Uma História para Reciclar o Brasil), Frederico Bernardo Loureiro.

fundo simbolo reciclagem.png

Segundo ecologistas, com a aplicação continua dos três Rs – Reduzir a geração de resíduos, Reutilizar e Reciclar – formaremos uma prática fundamental para a conservação do nosso planeta.

© 2021 by O Mamute Nacional Produções. All rights reserved.